Temperatura – Estações e ambientes – Parte 3

Lembra que eu falei sobre os vinhos e sobre os ambientes? Então. Tem umas indicações aqui que não são regras e nem versículos da bíblia dos vinhos.

Vinhos de verão

edgar-chaparro-Xp9Vf9AXepE-unsplash

Vinho combina com verão e praia? Combina siiiimmm!!!

Para quem acha que verão não combina com vinho está muito enganado. A estação mais caliente do ano vai muito bem com vários tipos de vinhos. Vamos lá? Os espumantes, são ótimos para dias ensolarados. São super harmonizados com um dia inteiro na praia ou uma tarde na piscina, pois são refrescantes e têm textura leve. O melhor tipo vai depender do gosto de cada um. No caso de vinhos, é melhor optar pelos mais frutados, como os brancos, verdes e rosés. Pense agora num dia na piscina ou na praia com um vinho bem leve à beira de uma praia.

Fora que pra quem gosta de uma praia, os vinhos brancos são facilmente harmonizados com aquele peixinho que tem em todos os quiosques de praia.

Momento de falar de uma experiência pessoal: Passei anos indo a Arraial do Cabo quase todos os fins de semana e frequentemente eu amanhecia na Praia do Forno mesmo antes dos quiosques abrirem. Não havia nada melhor do que um bom peixinho no meio da tarde. Teria sido perfeito ter esses peixinhos (Vegans, I’m sorry) acompanhados de um bom vinho branco ou um bom vinho branco gelado.

Vinhos de outono

yoko-correia-nishimiya-34_cEpcBjpE-unsplash

No outono, as temperaturas já estão mais amenas, então já é possível apreciar vinhos menos leves ou uns mais encorpados. Os vinhos tintos das uvas Malbec, Carmenere e Merlot são boas opções. Acho que uns tintos menos encorpados podem ser os curingas desse momento. Fora que eles vão super bem com as refeições dessa estação.

O Merlot, por exemplo, é muito versátil. Ele vai bem com carnes vermelhas e suínas. Já no caso de pratos mais gordurosos, um Pinot é uma excelente opção.

Para quem não dispensa um Camarão na Moranga ou um Bobó de Camarão, talvez um bom Rosé mais encorpado seja a melhor pedida.

Resumindo, opte por vinhos com intensidade de aromas e sabor.

 Vinhos de inverno

timothy-eberly-V_9zVgeo7IY-unsplash

Quer estação mais gostosa para ficar debaixo de umas cobertas fazendo vários nadas do que o inverno? O inverno é a estação mais gostosa do ano para fazer vários nadas ou tantas coisas (you naughty people) acompanhado do amor da sua vida. Nessa estação as uvas Cabernet, Malbec, Syrah e Tannat combinam muito bem com o clima.

Já para os entusiastas dos vinhos brancos, o Sémillon e o Chardonnay são boas opções. Em geral eles vão bem com pratos com base em saladas, pratos baseados em queijos leves, legumes e frutos do mar.

Uma boa aposta são as harmonizações por contraste de forma que os vinhos te ajudem a equilibrar a comida do momento, equilibrando gordura e frescor ou amargor e doçura, e por aí vai.

Para quem não dispensa um Fondue no inverno, uma boa aposta é nos tintos frutados e de corpo médio; Já se for apostar em fondues de carne, talvez uma boa pedida sejam os tintos não tão tânicos como o Merlot e o Touriga Nacional.

Vinhos de primavera

lefteris-kallergis-etWlaoFnTl4-unsplash

Para os amantes das frutas e dos frutados, nessa época já podemos começar a voltar para os vinhos mais frutados e especialmente os mais doces pois a temperatura começa a subir novamente. Os chamados Late Harvest são ideais para esse momentos, são geralmente bastante frutados e bastante doces, e combinam muito bom o frescor e vivacidade esperados da primavera.

Os Rosés combinam muito com essa estação também pois são saborosos e harmonizam maravilhosamente com diversos pratos, inclusive com as sobremesas e as entradas. Os brancos da uva Chardonnay são uma boa pedida também. Já entre os nossos amigos tintos, as melhores escolhas são os de paladares mais adocicados, como o Pinot Noir.

Bom, no fim das contas, a temperatura ideal para vinho é aquela que você sente mais prazer ao degustar. É claro que existem temperaturas corretas de acordo com os especialistas, logo o gosto pessoal deve prevalecer, afinal, tomar vinho tem que ser sempre um ato de bem-estar e felicidade, concordam?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s