Consciência Negra

Tenho na minha raiz o negro, o índio e europeus. Tenho sangue crioulo. Tenho na minha raiz, embaçada pela história que desconheço, um pé colado em Obatalá e em Tupã. Hoje é dia de festejar, não so de lembrar (isso é dever de todo brasileiro todos os dias), a nossa raiz africana. E até que Olorum me chame, é dever meu de cada dia jamais permitir que meus irmãos e primos negros percam uma oportunidade na vida. Boa parte do sangue que corre nas minhas veias veio da África, de escravos, trabalhadores, favelados, indigentes, sem nome, de identidade roubada, que … Continue reading Consciência Negra

Fim de ano

É interessante observar a movimentação das pessoas nas ultimas horas que antecedem a virada de ano. Mas o que há de tão especial nesta mudança de horário? O que há de tão especial na mudança de 23:59 para 00:00? 2020 vai se despedindo e vai dando espaço ao novo ano, um novo ciclo que se inicia. Há uma energia diferente neste momento, as pessoas se enchem de esperança, fazem promessas, fazem pedidos, fazem apelos, fazem amizades, tomam decisões, decidem mudar de vida, mudar de emprego, mudar… Há, sem dúvida, uma força antropocêntrica que impulsiona o relógio nos últimos 60 segundos … Continue reading Fim de ano

UM HOMEM PRECISA VIAJAR

Pior que não terminar uma viagem é nunca partir.Um homem precisa viajar.Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv.Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu.Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor.Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto.Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser.Que nos faz professores … Continue reading UM HOMEM PRECISA VIAJAR

Temperatura – Estações e ambientes – Parte 3

Lembra que eu falei sobre os vinhos e sobre os ambientes? Então. Tem umas indicações aqui que não são regras e nem versículos da bíblia dos vinhos. Vinhos de verão Vinho combina com verão e praia? Combina siiiimmm!!! Para quem acha que verão não combina com vinho está muito enganado. A estação mais caliente do ano vai muito bem com vários tipos de vinhos. Vamos lá? Os espumantes, são ótimos para dias ensolarados. São super harmonizados com um dia inteiro na praia ou uma tarde na piscina, pois são refrescantes e têm textura leve. O melhor tipo vai depender do … Continue reading Temperatura – Estações e ambientes – Parte 3

Temperatura ideal – Parte 2 

Preciso nem perguntar a vocês que acompanham aqui se sabem que cada vinho tem umas temperatura ideal de serviço, né? Cada vinho tem suas peculiaridades e, por isso, tem uma temperatura ideal para ser apreciado. Vamos lá ver do que eu tô falando. Vinho branco Vinho branco é fresco, então bora valorizar isso? Nos vinhos brancos, é importante valorizar especialmente o seu frescor. Sendo assim, temperaturas mais baixas são mais interessantes. Cuidado: para não gelar demais e aquele perfume maravilindo do vinho ficar apagado. A temperatura recomendada por especialistas para vinhos brancos é: Brancos leves — 7°C a 9°C; Late Harvest … Continue reading Temperatura ideal – Parte 2 

Temperatura do vinho – Parte 1

Quando você olha alguns rótulos ou as indicações na Vivino você deve notar um elemento que causa coceiras nos mais incrédulos quando o assunto é a temperatura ideal para cada vinho. Estava esses dias conversando com a uma amiga e ela disse que era frescura colocar o vinho na temperatura que estava no rótulo. Bom, miga, sua loka, não é. Vinho é uma bebida viva e que depende de vários elementos para que ele chegue no ponto exato em que você pode degustá-lo em seu máximo potencial. Ele muda com o tempo, amadurece e muda tipo aquele ou aquela artista … Continue reading Temperatura do vinho – Parte 1

Como variar o vinho

Existem várias formas de escolher um vinho. Mas se o seu objetivo é escolher da forma correta, existem duas formas de escolher: 1. Baseado na experiência (sua ou de outros) com o vinho. 2. Lendo o rótulo para saber o que esperar dele. Fique em paz, as mais variadas formas de escolher o vinho ideal vão parar nessas duas. Quem nunca ficou com medo de provar um vinho novo ou tem ainda certo medinho de variar o paladar? A experiência de testar um vinho novo em geral é uma experiência individual, quase íntima. Mas esse método te garante poder inclusive … Continue reading Como variar o vinho

Dicas Bônus – Escolher um vinho

Não poderia deixar de dar umas dicas extras para vocês, meus enofilindos leitores. Então tem umas dicas extras pra vocês que leram os dois posts anteriores sobre como escolher um vinho, que postei aqui separados na parte 1 e na parte 2. Depois de ter lido lá, acho que valem mais umas duas dicas aqui, Informe-se!!! Se for a um restaurante, o Sommelier conhece as combinações dos pratos da casa melhor do que ninguém. Não vai custar nada pedir. É fundamental que saiba o que quer, mas isso não significa que não possa pedir dicas e ele. Os caras entendem de … Continue reading Dicas Bônus – Escolher um vinho

Como escolher um vinho – PARTE 2

Já ouviu falar de prova? Então, você já deve ter feito uma na vida, né? O vinho passa por isso também. No post passado te demos 3 dicas sobre como escolher. Seguem aí mais 3 dicas pra você escolher o vinho ideal. Vinhos de primeira linha ou de qualidade superior passam por avaliações por associações acreditadas. Quer dar um aspecto superior ao seu evento ou momento? Vale a pena dar uma olhada nesses rankings do vinho. Pontuações sempre serão controversas. Mas é certeza de que os caras (individualmente ou em grupos) que mais entendem do assunto estão atestando a qualidade … Continue reading Como escolher um vinho – PARTE 2