Como variar o vinho

Existem várias formas de escolher um vinho. Mas se o seu objetivo é escolher da forma correta, existem duas formas de escolher:

1. Baseado na experiência (sua ou de outros) com o vinho.

2. Lendo o rótulo para saber o que esperar dele.

Fique em paz, as mais variadas formas de escolher o vinho ideal vão parar nessas duas.

Quem nunca ficou com medo de provar um vinho novo ou tem ainda certo medinho de variar o paladar? A experiência de testar um vinho novo em geral é uma experiência individual, quase íntima. Mas esse método te garante poder inclusive saber o que esperar de um vinho que o seu amigo tirou da sacola térmica quando vocês marcaram aquela degustação na casa de outro amigo em comum.

Vamos partir do mais óbvio: que elementos você consegue descobrir ao pegar uma garrafa?

Isso mesmo, as informações do rótulo.

Antes de seguir, preciso que você pense em seu vinho favorito e responda às seguintes perguntas:

De que uva ele é feito?

Tem envelhecimento em barricas?

Quando ele foi produzido?

Onde ele foi produzido?

Quem produziu?

Faz uma força e puxe as informações. Se puder, pegue a garrafa e já anote tudo (num caderno, não na garrafa, please).

Minha recomendação é escolher um dos elementos acima e buscar um vinho com as mesmas características. Dificilmente encontrará, exceto se for o mesmo vinho. Mas como você já descreveu, já saber quais são as suas uvas favoritas, por exemplo.

Então vamos fazer um teste. Quando for ao supermercado ou chamar o seu consultor favorito (recomendo a segunda alternativa), tenha à mão as características de seu vinho favorito.

Por exemplo, se você gostou muito do Malbec Concha Y Toro a essa altura (e você fez o exercício que eu passei ali acima) saberá que ele foi produzido em Mendoza na Argentina pela Vinícola Conha Y Toro e passou por fermentação de 4 a 6 meses em tanques de aço inox e foi produzido provavelmente no ano anterior.

 Daí tudo o que você precisa fazer é escolher um dos elementos para variar e manter constantes os demais. No nosso exemplo, você pode, por exemplo, procurar outras uvas produzidas pela mesma vinícola, na mesma região, com o mesmo envelhecimento e na mesma época. Ou pode procurar outras vinícolas que produzam o mesmo Malbec  e que passem pelo mesmo processo de envelhecimento.

Pessoalmente, minha uva favorita é Malbec e fica fácil eu perceber as diferenças em um ou mais dos elementos que citei acima. Outro exemplo é o Tannat Sul-africano e o Uruguaio têm comportamentos completamente diferentes na boca, a variação nesse caso é no local de produção e produtor.

Importante: escolha 1 (só unzinho) dos fatores para variar e tente manter constantes TODOS os demais. Na medida que você for criando o seu repertório, você poderá variar vários elementos ao mesmo tempo sem perder a direção.

Daí você terá base para comparar os vinhos que venha a experimentar. Pode fazer o mais simples e provar a coleção toda de determinada vinícola de um determinado ano.  Lógico que isso não é um processo para se fazer tomando uma sequência de garrafas no mesmo dia (nada contra, mas para fins de degustação não seria o mais recomendado).

Aliás, no caso de degustação e experimentação de vinhos diferentes, minha recomendação é degustar um vinho primeiro. A segunda garrafa eu já recomendo que seja de qualquer outro dos que esteja mais familiarizadx.

Não se guarda o melhor vinho pro final, porfa, né?

O melhor vinho tem que vir quando o seu paladar está mais limpo e mais apurado para prová-lo, deixando que ele te mostre todas as sua nuances e particularidades.

Assim fica mais fácil você definir o que gosta e o que buscar. Sempre se pergunte qual é o seu objetivo com aquele rótulo.

Conta pra mim quais são suas uvas favoritas. E aproveite que estamos num ótimo dia pra você adquiris um novo rótulo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s